Nossa Proposta




anilha
Foto 1 - Anilha
anilha
Ovos de papagaio
anilha
Filhotes de papagaio
anilha
Filhote de um dia
anilha
Filhote de um dia
anilha
Poucas semanas

Assita a reportagem feita no Sitio em janeiro de 2010:

www.youtube.com/watch?v=pjxKcelqc2E


Papagaios são tidos como animais de estimação há séculos. Devido a grande docilidade e capacidade de imitar sons,estas, praticamente estão sendo extintas da natureza.

Segundo dados do IBAMA.
Cada animal vendido de forma ilegal é esperado a morte de dez outros para que a venda ocorra⊃.

Vamos entender:
Ao retirar o filhote  da mata, ocorre  por vezes a morte dos pais, a morte dos irmãos, e desmatamento em algumas espécies.

Ao acondicionar  estes filhotes que  sobreviveram, muitos morrem devido a falta de conhecimento para  mantê-los  vivos até seu destino.

Ao  transportá-los, de forma a escondê-los  da fiscalização, vem  a óbito mais uma grande porcentagem.

Por fim, ao receber o filhote, muitos receptadores não têm conhecimento e nem  foram  instruídos  a cuidar do  animal, como este filhote já chega subnutrido e mal tratado, a chance de sobreviver é mínima.

Muitos animais em nosso país estão na lista de extinção, ou prestes a entrar. A extinção de alguma espécie , causa enorme desequilíbrio no ecossistema, prejudicando todos os seres vivos relacionados, inclusive nós.

Vender, comprar e possuir qualquer animal silvestre1, sem a devida documentação de origem2 é crime , sob pena de multa e reclusão. Tal multa pode variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00(animais em extinção)

Ajude a preservar nosso meio ambiente, denuncie.


1. Considera-se fauna silvestre brasileira todos os animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, reproduzidas ou não em cativeiro, que tenham seu ciclo biológico ou parte dele ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais. (IBAMA, art. 3°, portarias 117,118)

2. Nota fiscal de criador idôneo registrado no IBAMA, anilha fechada (espécie de anel colocado em uma das patas do filhote que após 10 dias de idade não consegue-se tira-la mais.) (foto 1)

 

“O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, somente atrás do tráfico de drogas e armas”.(IBAMA)

Confira alguns links e telefones para você denunciar:

  • Telefones:
  • IBAMA/Fauna Porto Alegre/RS :(51)3211-2636
  • Linha Verde: 0800-61-8080

Para todos aspectos da retirada de animais do habitat natural, existe uma alternativa racional comumente não explorada para resolver o problema do tráfico. Criar animais silvestres para atender as necessidades de demanda da nossa sociedade é uma tarefa muito gratificante.

O Sitio Castañeda surgiu com a proposta de fornecer animais silvestres, legalizados, como forma de controle ao tráfico e alternativa para quaisquer pessoas que almejam tais aves como companheiras.

Não apenas nos preocupamos com a retirada excessiva de animais de nossas matas, que seria o problema ambiental maior, mas também no problema sanitário que isto causa. Animais silvestres retirados de seu habitat podem ser portadores de doenças transmissíveis aos seres humanos, e o criadouro, com área de incubação, surge como certeza de filhotes livres de possíveis patologias.

Como qualquer espécie animal, tais espécies têm seus respectivos índices bioclimatológicos para uma perfeita reprodução em cativeiro. Como nossas matrizes nunca poderiam ser reabilitadas a natureza, estão fadadas a viverem em cativeiro. Portanto, mesmo que nossos custos tornem a criação mais onerosa surgimos com uma proposta de manejo e ambiência que acreditamos que proponha uma maior qualidade de vida para nossas matrizes.

Orientamos os futuros “pais” dos filhotes que nascem aqui a darem uma ótima ambiência para que seu “pet” tenha uma vida saudável e consequentemente  traga felicidade a família que o comprou.

Daniel Freitas Frank e Luciana Alves Frank.

 

Sitio Castaneda - filhotedepapagaio@yahoo.com.br - REG IBAMA : 517585
Copyright - © 2014. Todos direitos reservados
Telefone:(51)8143-1746